800.º Anos da Catedral de Burgos
ANO: 2021
COLORIDA: SIM
QUALIDADE: Proof
DIÂMETRO: (mm) 40
Valor Facial (Euro) 10
TOQUE: (‰) .925
Metal: PRATA
Peso: (g)28
TEMISSÃO: (unds.)6.000
Por ocasião do 800º Aniversário do Início da Construção da Sé Catedral de Burgos, a Casa da Moeda e Fábrica de Selos-Casa da Moeda Real emite uma nova moeda de colecionador, comemorativa deste aniversário.
No anverso é reproduzido o retrato à esquerda de Sua Majestade o Rei Felipe VI.
No verso, no centro da moeda, a imagem da Catedral de Burgos.
Na parte superior, à esquerda, é reproduzido a cores um fragmento do vitral central da rosácea do Sarmental.
O rei Fernando III de Castela e o bispo Mauricio, educado em Paris, foram os que deram início a esta prodigiosa construção, baseada no mais recente estilo gótico europeu.
Desde o início, a Catedral teve um caráter marcadamente internacional. Assim, a sua estrutura assentou nos mais puros modelos franceses, sendo o primeiro edifício gótico clássico em Espanha. Arquitetos espanhóis e estrangeiros trabalharam ao longo do século 13 para construir um dos edifícios mais notáveis da Espanha medieval.
Este edifício impressionante foi classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1984.
Duas fases claramente identificáveis podem ser vistas na catedral gótica de Burgos: o estilo gótico clássico (séculos XIII e XIV) desenvolvido pelos primeiros mestres e o segundo gótico extravagante (século XV). A primeira pedra foi colocada em 1221.
A Rosácea da Porta Sarmental foi construída no século XIII, por volta de 1260, como uma das joias da nova catedral, e preserva os vitrais mais antigos da Catedral.